EXAME PRÁTICO - Procedimentos da Baliza.


PROCEDIMENTOS PARA A BALIZA
(VEÍCULO COM DIREÇÃO HIDRÁULICA – BALIZA “2” REFERÊNCIAS)



MANOBRA DE ENTRADA

 Ligue a seta (direita).
 Engrene a marcha à ré.
 Abaixe o freio de mão.
 Observe o painel (luz do freio de mão apagada e luz de seta piscando).
 Movimente o veículo até a primeira referência e pare.
 Vire o volante todo para a direita (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Movimente o veículo até a segunda referência e pare.
 Vire o volante todo para a esquerda (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Religue a seta (direita).
 Movimente o veículo para dentro da vaga demarcada com as balizas e pare.
 Engrene a primeira marcha.
 Acerte a direção (uma volta e meia no volante).
 Movimente o veículo um pouco a frente (no caso de “carro torto” corrija virando o volante) e pare.
 Coloque o câmbio em ponto morto.
 Desligue a seta.

MANOBRA DE SAÍDA

 Engrene a marcha à ré.
 Vire o volante apenas com meia volta para a direita.
 Ligue a seta (esquerda).
 Observe o painel (luz de seta piscando).
 Movimente o veículo um pouco para trás (atenção com a baliza traseira) e pare.
 Engrene a primeira marcha.
 Vire o volante todo para a esquerda (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Engrene a primeira marcha.
 Movimente o veículo (observando a via pela janela do motorista algumas vezes por cautela).
 Pare ao posicionar a referência no “meio” da porta do carona.
 Vire o volante todo para a direita (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Religue a seta (esquerda).
 Observe a via pela janela do motorista mais uma vez por cautela.
 Movimente o veículo até o mesmo ficar alinhado com o cone e pare.
 Acerte a direção (uma volta e meia no volante).
 Movimente o veículo um pouco a frente e pare.
 Coloque o câmbio em ponto morto.
 Puxe o freio de mão.
 Desligue a seta.



PROCEDIMENTOS PARA A BALIZA
(VEÍCULO COM DIREÇÃO HIDRÁULICA – BALIZA “3” REFERÊNCIAS)


MANOBRA DE ENTRADA

 Ligue a seta (direita).
 Engrene a marcha à ré.
 Abaixe o freio de mão.
 Observe o painel (luz do freio de mão apagada e luz de seta piscando).
 Movimente o veículo até a primeira referência e pare.
 Vire o volante todo para a direita (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Movimente o veículo até a segunda referência e pare.
 Acerte a direção (uma volta e meia no volante).
 Movimente o veículo até a terceira referência e pare.
 Vire o volante todo para a esquerda (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Religue a seta (direita).
 Movimente o veículo para dentro da vaga demarcada com as balizas e pare.
 Engrene a primeira marcha.
 Acerte a direção (uma volta e meia no volante).
 Movimente o veículo um pouco a frente (no caso de “carro torto” corrija virando o volante) e pare.
 Coloque o câmbio em ponto morto.
 Desligue a seta.

MANOBRA DE SAÍDA

 Engrene a marcha à ré.
 Vire o volante apenas com meia volta para a direita.
 Ligue a seta (esquerda).
 Observe o painel (luz de seta piscando).
 Movimente o veículo um pouco para trás (atenção com a baliza traseira) e pare.
 Vire o volante todo para a esquerda (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Engrene a primeira marcha.
 Movimente o veículo (observando a via pela janela do motorista algumas vezes por cautela).
 Pare ao posicionar a referência no “meio” da porta do carona.
 Vire o volante todo para a direita (dando uma pequena folga ao virar o volante todo).
 Religue a seta (esquerda).
 Observe a via pela janela do motorista mais uma vez por cautela.
 Movimente o veículo até o mesmo ficar alinhado com o cone e pare.
 Acerte a direção (uma volta e meia no volante).
 Movimente o veículo um pouco a frente e pare.
 Coloque o câmbio em ponto morto.
 Puxe o freio de mão.
 Desligue a seta.